A ciência comprovou: quem tem plantas por perto é mais feliz. Por isso, veja algumas dicas para que a felicidade faça parte do seu dia a dia!
COMO ESCOLHER A MELHOR PLANTA PARA A SUA CASA?
Você não pode escolher qualquer planta para o seu jardim. Tudo influencia na possibilidade de uma planta nascer ou crescer: solo, região, clima e tempo. Também há forte influência a intensidade das atividades climáticas inerentes a cada estação do ano por isso, na dúvida, é melhor contratar um profissional ou empresa que domine a atividade. Mas aqui estão algumas sugestões…
SE VOCÊ GOSTA DE FLORES: Rosas e Frésias
Onde colocar: Num lugar bem iluminado, mas não precisam de exposição direta ao sol.
Quando regar: Em dias alternados.
SE VOCÊ NÃO TEM TEMPO DE CUIDAR: Cactos e Suculenta
Onde colocar: Onde peguem sol direto. Também aceitam luz indireta (se o local for claro).
Quando regar: 1 vez por semana (se pegarem sol direto) ou a cada 15 dias (com luz indireta).
SE VOCÊ GOSTA DE COZINHAR: Manjericão e Hortelã
Onde colocar (Manjericão): Num lugar em que recebam sol direto o dia todo. Podem ser plantados no mesmo vaso.
Quando regar (Manjericão): Em dias alternados.
Onde colocar (Hortelã): Num ponto em que recebam raios solares apenas pela manhã.
Quando regar (Hortelã): Em dias alternados.
COMO REGAR?
- Nunca deixe o solo encharcado, com água boiando sobre a terra, pois isso pode apodrecer as raízes.
- Molhe também as folhas.
- Não se lembra se regou ou não? Enfie seu dedo na terra. Se o solo estiver seco, é hora de colocar água.
- Em geral, as plantas devem ser molhadas de manhã. As exceções são os cactos, que preferem água à noite, e plantas que pegam sol direto: é melhor regá-las no fim do dia, pois isso evita que a água evapore.
A ESCOLHA DO VASO IDEAL
Os vasos de barro são melhores que os de plástico, pois são mais úmidos.
Se as raízes começarem a se emaranhar, ou sair pelo fundo do vaso, é sinal de que ele ficou pequeno: é hora de trocá-lo por um maior.
COMO REALIZAR A MANUTENÇÃO?
Ponha adubo: A incorporação de produtos e subprodutos, orgânicos ou químicos na terra é necessária para melhoras suas qualidades físico-químicas e biológicas no solo a ser cultivado. Por isso, a cada seis meses, é bom trocar a terra do vaso (que estará pobre em nutrientes) e pôr adubo. Retire dois dedos de terra, coloque uma camada fina de adubo e regue.
Faça a limpeza: As plantas sofrem com a poluição. Uma vez a cada seis meses, pelo menos, limpe a sujeira acumulada nas folhas usando água e os dedos.
Tire os excessos: Remova os galhos e as folhas secas para favorecer o crescimento das plantas, formando-as, tratando-as e renovando-as. Não corte rente demais (deixe 1 cm do galho morto) e não se preocupe em podar. Só é necessário em casos específicos, como o do bambu.
Plantas daninhas: Existe uma máxima que diz que as frutas podres precisam ser separadas das frutas boas, para não afetar o gosto e qualidade das frutas boas: existem plantas que comprometem a fertilidade de outras plantas. Em determinadas épocas do ano, a proliferação dessas plantas ocorre rapidamente, e se não for realizado uma correta limpeza e manejo dessas plantas daninhas, tanto a vitalidade quanto a beleza do jardim podem ser seriamente comprometidas.
COMBATENDO AS PRAGAS
Pulgões e cochonilhas são as mais comuns. Às vezes a planta já vem infestada. Mas você também pode trazer a praga na roupa, após uma ida ao parque.
Os sintomas são manchas escuras no caule. Em alguns casos, dá para ver os bichinhos espalhados pela planta.
Usando uma luva, tente tirar os insetos com a mão. Não conseguiu catar todos? Faça chá de fumo de tabaco: um punhado de fumo para 1 litro de água. Aplique a cada dois dias, com um borrifador, até matar a praga.
Outra opção é o óleo de neem, um produto natural encontrado em lojas de jardinagem. A vantagem é que já vem pronto para uso.
OBS: É preciso ter conhecimento e a maestria na aplicação adequada de venenos no controle de pragas para que os mesmos não venham a matar suas plantas. Na dúvida, chame um especialista.
GANHOU UM BUQUÊ? FAÇA-O DURAR MAIS!
Antes de colocá-lo num vaso, corte a ponta dos caules na diagonal. Isso aumentará a área de absorção de água.
Fontes: Estúdio Pingado/Superinteressante.
COMO PLANTAR ÁRVORES?
No vaso
O que você vai precisar:
- Vaso
- Areia
- Terra preparada (mistura pronta de areia, terra e adubo orgânico)
- Argila expandida
- Mudas das árvores desejadas
- Casca e pinus ou cascalho para acabamento
- Regador
OBS: A raiz da muda irá se desenvolver nos limites do tamanho do vaso escolhido. Assim, verifique qual o porte que pretende dar à sua árvore no momento da escolha do vaso, analisando o espaço que tem para o seu desenvolvimento.
Como fazer:
- Corte as raízes que estão para fora do saquinho ou tubete em que está a muda, a fim de estimular seu crescimento.
- Forre o fundo do vaso com pedras de construção ou argila expandida (o suficiente para cobrir os furos). Acrescente areia até cobrir as pedras, o que facilita a drenagem.
- Preencha o fundo do vaso com a terra adubada em altura adequada para acomodar o torrão com as raízes (a base do caule deverá ficar no mesmo nível do solo).
- Retire a muda do vaso plástico, do tubete ou do saquinho com cuidado, segurando o tronco e preservando o torrão com as raízes sem desmanchá-lo.
- Posicione a árvore no centro do vaso e verifique se o tronco está ereto, bem como se a base do caule está no nível adequado (dois dedos abaixo da borda do vaso).
- Complete o vaso com terra, apertando levemente o torrão para assentá-lo melhor no vaso.
- Coloque as cascas de pinus ou cascalhos para dar o acabamento desejado.
- Regue abundantemente para promover a pega da árvore (as regas devem ser regulares, observando-se a umidade do solo – que deve estar úmido e não encharcado).
COMO FAZER UM MINI JARDIM VERTICAL COM SUCULENTAS EM VASINHOS DE ROLHAS
A base de cortiça pede apenas um furo (faça com chave Philips) para receber a terra. A planta vai bem ali, e o arranjo, pra lá de mimoso, pode ser apoiado em uma superfície plana. E as suculentas podem ficar ainda mais charmosas nestes vasinhos de rolha. Fácil de fazer, a ideia é pura graça! mesa num almoço ao ar livre ou preso na parede com cola instantânea. O mesmo material ajuda na fixação de ímãs se a intenção for transformar os mini vasos em enfeite para a porta da geladeira.
MINI VASOS
Tendência nos painéis de decoração do Pinterest, esses vasinhos em formatos de bicho são puro charme. Transformam qualquer mini jardim dentro de casa em um lugar mais simpático e alegre.
As variações no estilo e design são inúmeras, mas com certeza existem vasos que harmonizam com qualquer tipo de ambiente ou decoração. Sejam eles coloridos e pintados à mão, entalhados em madeira, feitos de forma artesanal, branquinhos e completamente clean, o importante é casar com uma espécie de planta que fique bem acomodada. Em geral, as suculentas e cactos são as que melhor se adaptam, mas existem outras opções de plantas rasteiras e até flores. Fofos!!!!!
Fontes: Gigi Botelho (Paisagista), Murilo Cesar Starke da Cunha (Mestre em Adubação de Culturas pela UNESP de Ilha Solteira), Rafaela Antunes (Arquiteta da RMA Arquitetura & Interiores), Rhuanito Soranz Ferrarezi (Engenheiro Agrônomo) –
http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/08/25/saiba-como-manter-um-jardim-saudavel-com-dicas-praticas-de-adubacao.jhtm; dicasverdes.com
Vamos plantar repelentes naturais!!!